Notícias

Campanha Julho Amarelo encerra com cerca de 4 mil atendimentos na Baixada Santista

Por Luana Magalhães – Revista Mais Santos

A Campanha “Julho Amarelo” chegou ao seu último dia. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Santos e ONG Grupo Esperança atendeu cerca de quatro mil pessoas na cidade. O objetivo é alertar a população sobre os riscos das hepatites virais.

Neste ano os atendimentos aumentaram em 25% em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo o diretor presidente da ONG Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, isto mostra que a divulgação sobre os riscos e os tratamentos das hepatites, junto com as ações especiais realizadas durante o mês, trouxeram resultados positivos. “Os números mostraram uma melhora significativa em relação aos anos anteriores”, ressalta.

Entre as ações realizadas nos Centros de Testagens e Aconselhamento (CTA) de Santos, foram intensificadas as testagens rápidas. Os resultados saíam na hora e não era necessário pedido médico para realização dos testes.

Jeová explica que as informações sobre as hepatites virais devem ser cada vez mais compartilhadas, pois o tratamentos das do tipo C tem chances de quase 100% de atingir a cura. As unidades de saúde e CTAs de Santos continuarão à disposição da população para a realização de testes para as hepatites virais.

Julho Amarelo

A campanha de combate às hepatites virais foi oficializada no início de 2019. Ela tem como objetivo reforçar os riscos, as opções de tratamento e conscientizar sobre a prevenção das hepatites A, B e C.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 40.198 casos de hepatites virais. Além disso, 70% dos óbitos causados pelo vírus são relacionados ao tipo C e B.

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus, ingestão de determinados medicamentos, uso de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Muitas das vezes, a doença não apresenta sintomas o gera um diagnóstico tardio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s