Ação fechou Julho Amarelo, mês de iniciativas para conscientizar torcedor
Com participação da equipe técnica do Corpo de Voluntários do Grupo Esperança, O Allianz Parque usou o jogo Palmeiras x Vasco, no sábado (27/07), para criar uma campanha de prevenção à hepatite. O estádio realizou testes gratuitos para as hepatites dos tipos B e C, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hepatologia.
Os torcedores testados positivos foram encaminhados para centros de referência em hepatologia para exames complementares sob supervisão da ONG Grupo Esperança. Os testes ocorreram antes do jogo, entre 14h e 18h. Os pontos estavam localizados na área de circulação do térreo, no 5º andar e também nas áreas de camarotes.
A ação fechou um mês de iniciativas para conscientizar o torcedor sobre os riscos da hepatite C, que não tem sintomas de manifestação, mas pode ser detectada por exame.
As ações da arena em apoio à luta contra a doença aconteceram durante todo o mês de julho nas redes sociais, telão do estádio e contaram com apoiadores de peso como Jorge Aragão, Fundo de Quintal e os ex-jogadores do clube César Sampaio e Evair. O LED externo do Allianz Parque também ganhou as cores amarela e branca para chamar atenção para o movimento, batizado de Julho Amarelo.
Vale ressaltar que o Brasil e a Organização Mundial de Saúde (OMS) possuem planos de eliminar as hepatites B e C como problemas de saúde pública até 2030.