Notícias Vídeos

Testes de hepatite podem ser feitos gratuitamente na rede pública de Santos – Reportagem da TV Tribuna com o GE

Veja a reportagem completa aqui.

Grupo Esperança participou novamente de reportagem da TV Tribuna (afiliada local da Rede Globo) sobre a testagem gratuita contra as hepatites na cidade de Santos.

A cidade de Santos tem uma lei que obriga todos os médicos a oferecerem a seus pacientes os testes das hepatites, mas o presidente do Grupo Esperança e o autor da lei não estão contentes com os resultados.

Para eles, como sobram testes nas Unidades de Saúde, isso é um sinal de que os pacientes não sabem que eles estão disponíveis de graça e que isso pode salvar a vida deles.

Dr. Evaldo Stanislau, criador da lei em 2015 durante seu mandato como vereador na cidade de Santos, disse:

“A nossa percepção é que essa é uma lei que não está funcionando. É necessário que os profissionais de saúde sejam informados, tanto na rede pública quanto na rede privada. Primeiro porque as hepatites não têm sintomas, segundo porque os exames estão disponíveis e terceiro, e principalmente, porque tanto a hepatite B, quanto a hepatite C, tem tratamento gratuito pelo SUS. No caso da hepatite C para curar e no caso da hepatite B para controlar”.

Já o presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, acredita que se a orientação estivesse na rotina de atendimento dos médicos, muito sofrimento seria evitado e vidas seriam salvas.

“A cura da hepatite C, por exemplo, adveio desde2015 só, e o paciente vai encerrar esse problema na sua vida, já que ele perde muita qualidade, quando não a própria vida”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: