As doenças crônicas do fígado: hepatite crônica e cirrose hepática são um problema de saúde pública mundial.
A cirrose hepática, principalmente causada pela Hepatite C é o maior indicativo de transplante de fígado. Um número importante de câncer hepático é advindo das hepatites virais e outras causas, normalmente precedida pela cirrose.
Portanto é de extrema importância a criação pelo MS, de um Protocolo Clínico e de Diretrizes Terapêuticas para a cirrose hepática, e assim definir no Brasil uma linha de cuidados para pacientes com a enfermidade em todos os níveis assistenciais.
Com embasamento técnico-científico das sociedades médicas a respeito dessa necessidade, complementado com o que percebem as associações de pacientes nos seus associados, que não raro apresentam graves formas evolutivas da doença, é que o Movimento Brasileiro de Luta contra as Hepatites Virais e Transplante de Fígado decidiu encaminhar ofício ao Ministro da Saúde, cientificando várias outras de suas secretarias, pedindo a criação de PCDT para a Cirrose Hepática.
Os milhares de pacientes de cirrose hepática no Brasil, aguardam ansiosamente por essa atenção tão necessária e eminente.
Para ler o ofício na íntegra, acesse o link abaixo: