Notícias

Prédio do Senado ganhará iluminação especial para o Julho Amarelo

O prédio do Senado estará iluminado de amarelo de 20 a 30 de julho em alusão ao mês de conscientização sobre a luta contra as hepatites virais. A campanha Julho Amarelo foi instituída pela Lei 13.802/19 e coincide com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais em 28 de julho, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010.

A iniciativa que contempla a solicitação do Movimento Brasileiro de Hepatites Virais (MBHV) e associações de pacientes para a realização de ações de divulgação sobre a enfermidade estabelecida pela Lei 13.802/19, foi solicitada pelo deputado federal Júnior Bozzella, que preside a Frente Parlamentar Mista de Combate às Hepatites Virais.

Doença silenciosa, causada por vírus, raramente apresenta sintomas mas tem graves formas evolutivas como cirrose hepática e câncer de fígado. Atualmente há tratamentos com mais de 95% de cura e totalmente dispensados pelo SUS, no entanto estimativa aponta que mais de 600 mil pessoas estão infectadas com o vírus da Hepatite C e não sabem. Para esse tipo de Hepatite não há vacina, por isso a importância da testagem visando o diagnóstico precoce. Já para a Hepatite B tem vacina que contempla toda a população, também disponibilizada pelo SUS.

A Câmara dos Deputados também recebeu a mesma solicitação para a iluminação da sua fachada e sua resposta está sendo aguardada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: