Notícias

Carreata Solidária pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos

A saída da carreata acontece no dia 26 de setembro, às 10 horas, partindo da Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340) e segue até o Espaço CEPE SP (Av. Conselheiro Nébias, 253), onde acontecem as demais atividades.

Mais de 45 mil brasileiros esperam a doação de um órgão no Brasil. Com a pandemia, a quantidade de doações caiu quase 30% em relação ao período anterior. É um quadro dramático, que representa uma situação de vida ou morte para milhares de pessoas. Por isso, será realizada a Carreata Solidária pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos. Esta é a segunda edição do evento, que contará ainda com testagem gratuita para hepatite C e posto de arrecadação de alimentos para ações sociais. A iniciativa é do Grupo Esperança em conjunto com o Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE SP) e o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP).

Transplantado do fígado desde 2014, o presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, destaca que o objetivo da ação é conscientizar sobre a importância do diálogo sobre o tema e a declaração em vida do desejo de doar os órgãos. “Muitas vezes as pessoas não falam a respeito do tema e, diante de um momento de dor, os familiares se recusam a permitir a doação. Quando a pessoa declara em vida o desejo de doar os órgãos, a tendência é que os familiares respeitem a decisão”, afirma.

O presidente do Clube dos Empregados da Petrobrás, Milton Nascimento, convive há um ano com um rim transplantado. Ele reforça a importância de se mobilizar para que mais transplantes sejam realizados e vidas sejam salvas. “Nós estamos totalmente comprometidos com essa causa. Pretendemos organizar um grupo que contribua com o aumento da coleta de órgãos e também no momento de receber a doação, pois são condições bastante críticas e que nem sempre os transplantados e seus familiares tem capacidade de assumir sozinhos”, completa.

Atividades – a partir da dispersão da carreata, o Espaço CEPE SP realizará testes gratuitos de hepatite C. O resultado sai na hora e não é necessário estar em jejum para realiza-lo. Além disso, o local também estará arrecadando alimentos, que serão encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade. Também será instalada uma lanchonete solidária, com parte da renda revertida para entidades beneficentes.

Serviço:
Carreata Solidária pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos
Domingo, 26 de setembro, a partir das 10 horas
Concentração: a partir das 9h30 na Estação da Cidadania – Av. Ana Costa, 340, Gonzaga – Santos
Dispersão e atividades complementares: Espaço CEPE SP – Av. Conselheiro Nébias, 253 – Vila Mathias – Santos. As atividades seguem até as 16 horas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: