O Grupo Esperança realizou no dia 27 de janeiro visitas a estabelecimentos de beleza e estética de Santos com objetivo de orientar à prevenção das Hepatites Virais e à meta da eliminação da Hepatite C até o ano de 2030.
Essa iniciativa faz parte do projeto que a entidade desenvolve em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Ministério da Saúde, com apoio de programas de DST, Aids e Hepatites da região da Baixada Santista.
Os voluntários da entidade foram recebidos nos estabelecimentos no Shopping Center Boqueirão, o primeiro centro comercial desse tipo no Brasil.
Foram distribuídos materiais informativos sobre higiene e esterilização dos instrumentos utilizados nesse segmento, trocadas informações, oferta e agendamento de testagem rápida para Hepatite C, e certificação aos estabelecimentos que se comprometeram com a eliminação das Hepatites Virais.
Brevemente a iniciativa acontecerá no município de Cubatão.
O compartilhamento de objetos perfurocortantes, quando não esterilizados adequadamente, como alicate de cutícula, espátulas, lâminas de barbear, entre outros, e até mesmo procedimentos de colocação de piercing e tatuagens, são importantes veículos de transmissão das Hepatites B e C, principalmente porque esses vírus podem ficar 72 horas ou mais fora do organismo humano, alojado em um desses aparelhos, e assim possibilitando infectar outras pessoas.
São doenças que podem não apresentar sintomas por décadas, mas sua evolução lenta leva em muitos casos à cirrose hepática e câncer de fígado, sendo a Hepatite C a que tem maior indicativo de transplante desse órgão.
Para a Hepatite B existe vacina pelo SUS, que pode ser aplicada nas UBS, sem necessidade de prescrição médica.
Para a Hepatite C não foi ainda desenvolvida uma vacina, porém tem tratamento também disponibilizado pelo SUS, com eficácia de quase 100% , com duração de apenas 12 semanas e que praticamente não apresentam reações adversas.
Com o lema “Testar, Tratar e Curar” o Grupo Esperança foca suas atividades na meta da eliminação da Hepatite C, enfermidade que fez com que milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, principalmente antes de 2015, quando surgiram os medicamentos eficazes, perdessem sua qualidade de vida e a própria vida.
Os comerciantes e clientela da feira livre da Av. Pedro Lessa no bairro do Embaré também nesse dia 27/01 receberam dos educadores sociais do Grupo Esperança materiais informativos sobre as Hepatites Virais.
















Que legal, visitaram o salão que eu frequento toda semana Unissex no Supercentro Boqueirão! Mas levo meu kit. Vcs realmente fazem a diferença, parabéns por esse trabalho tão louvável. Que Deus continue abençoando esse Grupo e seus colaboradores e apoiadores! 🙌👄❤️
CurtirCurtir
Rua Osvaldo Cruz,228 Bloco B apto 14 Boqueirão Stos SP
CurtirCurtir
Parabéns a todos os participantes do grupo!
CurtirCurtir