Notícias

Visitas a estabelecimentos de beleza e estética e feira livre em Santos

O Grupo Esperança realizou no dia 27 de janeiro visitas a estabelecimentos de beleza e estética de Santos com objetivo de orientar à prevenção das Hepatites Virais e à meta da eliminação da Hepatite C até o ano de 2030.

Essa iniciativa faz parte do projeto que a entidade desenvolve em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Ministério da Saúde, com apoio de programas de DST, Aids e Hepatites da região da Baixada Santista.

Os voluntários da entidade foram  recebidos nos estabelecimentos no Shopping Center Boqueirão, o primeiro centro comercial desse tipo no Brasil.

Foram distribuídos materiais informativos sobre  higiene e esterilização dos instrumentos utilizados nesse segmento, trocadas informações, oferta e agendamento de testagem rápida para Hepatite C, e certificação aos estabelecimentos que se comprometeram com a eliminação das Hepatites Virais.

Brevemente a iniciativa acontecerá no município de Cubatão.

O compartilhamento de objetos perfurocortantes, quando não esterilizados adequadamente, como alicate de cutícula, espátulas, lâminas de barbear, entre outros, e até mesmo procedimentos de colocação de piercing e tatuagens, são importantes veículos de transmissão das Hepatites B e C, principalmente porque esses vírus podem ficar 72 horas ou mais fora do organismo humano, alojado em um desses aparelhos, e assim possibilitando infectar outras pessoas.

São doenças que podem não apresentar sintomas por décadas, mas sua evolução lenta leva em muitos casos à cirrose hepática e câncer de fígado, sendo a Hepatite C a que tem maior indicativo de transplante desse órgão.

Para a Hepatite B existe vacina pelo SUS, que pode ser aplicada nas UBS, sem necessidade de prescrição médica.

Para a Hepatite C não foi ainda desenvolvida uma vacina, porém tem tratamento também disponibilizado pelo SUS, com eficácia de quase 100% , com duração de apenas 12 semanas e que praticamente não apresentam reações adversas.

Com o lema “Testar, Tratar e Curar” o Grupo Esperança foca suas atividades na meta da eliminação da Hepatite C, enfermidade que fez com que milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, principalmente antes de 2015, quando surgiram os medicamentos eficazes, perdessem sua qualidade de vida e a própria vida.

Os comerciantes e  clientela da feira livre da Av. Pedro Lessa no bairro do Embaré também nesse dia 27/01 receberam dos educadores sociais do Grupo Esperança materiais informativos sobre as Hepatites Virais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: