A revista ARCO elaborada e editada pela Universidade Católica de Santos publicou matéria de Tiago Maestre sobre a superação do paciente com Hepatite C, com as decorrências das formas evolutivas e o transplante de fígado motivado pela ação do vírus HCV no organismo.
De forma didática e objetiva, o texto que retrata meu envolvimento pessoal com a doença e os aspectos sociais que ela envolveu, certamente é uma contribuição relevante para a informação dessa doença silenciosa, de relativamente fácil transmissão, que não tem vacina, e se não tratada leva a graves formas evolutivas, porém que atualmente tem tratamento eficaz e totalmente disponibilizado pelo SUS.
Por isso é muito importante realizar o teste de detecção para a Hepatite C, disponível gratuitamente nos Centros se Testagem dos municípios, e sem necessidade de prescrição médica.
Várias iniciativas de serviços de saúde e Ongs credenciadas que também realizam a testagem rápida, com resultado e encaminhamento na hora, acontecem em outros espaços denominados “extramuros”, por exemplos entre outros, eventos públicos de datas comemorativas e empresas durante suas SIPATs, e assim ofertam essa oportunidade para a população fazer o teste da Hepatite C.
Também é de grande valia a opção da solicitação da sorologia das Hepatites B e C nas visitas que as pessoas fazem ao seu médico.
A fidedigna reportagem de Tiago Mestre, que traz somada ao texto a conotação de utilidade pública por informações importantes sobre a Hepatite C, está na página 24 da revista que pode ser acessada no link descrito ao final.
Jeová Pessin Fragoso
