No dia 14 de julho, às 18:30, terá início o Simpósio de Hepatites Virais – Santos Rumo 2030 no Salão Nobre da Beneficência Portuguesa, uma realização da Prefeitura de Santos e do Grupo Esperança, com a participação de especialistas na área, que atuam em órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal.
Essa é mais uma iniciativa do Julho Amarelo, mês da campanha contra as hepatites virais, que marca uma série de ações visando a prevenção e o controle da doença. O evento contará com palestras direcionadas aos profissionais que trabalham com portadores de hepatites.
A temática do Simpósio faz parte da discussão em torno do objetivo de erradicar a doença até o ano 2030, conforme documento elaborado há 6 anos, pela OMS – Organização Mundial da Saúde. O Brasil assumiu esse compromisso. Outro objetivo é a atualização de informações sobre a doença.
Para o evento, a CCDI (Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas) da Secretaria Municipal de Saúde de Santos e o Grupo Esperança, elaboraram a seguinte programação:
18h30 – Credenciamento
19h – Abertura
19h20 – Palestra: “Epidemiologia das Hepatites Virais em Santos” com o Dr. Antônio Carlos Moraes Armesto (CCDI/SMS)
19h40 – Palestra: “Ações na eliminação da Hepatite C até 2030” com a Dra. Sirlene Caminada (CEV/SES/SP)
20h – Palestra: “Ações de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das Hepatites Virais” com a Dra. Margareth Pereira (DRS IV)
20h20 – Palestra: “Atuação da Enfermagem nas Hepatites Virais” com o Dr. Elton Carlos de Almeida (Ministério da Saúde).
Referência Mundial – De forma pioneira, Santos, em 2001 instituía no Calendário Oficial do Município, a Semana de Prevenção Contra as Hepatites (Lei Municipal nº 1900/2001), uma iniciativa do vereador Ademir Pestana, presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência, onde acontecerá o Simpósio de Hepatites Virais – Santos Rumo 2030.
Para Jeová Pessin, presidente do Grupo Esperança (Grupo de Apoio aos portadores de hepatites e doenças graves do fígado), esta que foi a primeira lei no Brasil sobre as hepatites virais “continua revolucionária e se tornou referência mundial na assistência aos portadores da doença”.
Para inscrever-se, acesse https://www.even3.com.br/saeccdi2022/
