Notícias

Linha de Cuidados para Cirrose Hepática é aprovada em Santos

Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Santos, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a Plenária Municipal de Saúde, em sua 2ª etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde aprovou a proposta para a conferência estadual que aborda a criação de uma Linha de Cuidados para pessoas vivendo com Hepatites Virais e co-infecção HIV/HCV com Cirrose Hepática.

A proposta agora segue para ser defendida na Conferência Estadual para assim ser discutida e ter destaque na 17ª Conferência Nacional de Saúde que acontecerá em julho 2023. Trata-se de uma vitória para o movimento social de HVs, que vem trabalhando arduamente para que os pacientes curados da Hepatite C, mas que estão com cirrose hepática não sejam esquecidos no fluxograma da atenção à saúde.

O tema *‘da plenária Municipal’* deste ano foi ‘Defenda o SUS, Escolha a vida’, com os seguintes eixos temáticos: ‘O Brasil que temos’. ‘O Brasil que queremos’; ‘O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas’; ‘Garantir direitos e defender o SUS’, ‘A vida e a democracia’; ‘Amanhã será outro dia para todos e todas’.

De acordo com Jeová Pessin Fragoso, presidente do Grupo Esperança, membro do MBHV, Conselheiro Nacional de Saúde e Conselheiro Municipal de Saúde “por ser eixo temático específico para IST, Aids e Hepatites não foi mensurado as outras causas bases, mas que entende-se que com a criação dessa linha serão inseridas naturalmente”.

Deixe um comentário